Historial

A origem do Grupo Folclórico Ilha Verde da Escola Domingos Rebelo remonta ao ano de 1957, quando na antiga Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, durante as horas de atividades da Mocidade Portuguesa Feminina, se executavam as danças regionais de S. Miguel, sob a orientação da professora Ortrud Shaale, senhora de cidadania Alemã, que se fixara nesta ilha e profundamente interessada na cultura popular.
Dois anos mais tarde, entravam também rapazes para o grupo e começaram as exibições nas festas escolares e nos encerramentos de atividades da Mocidade Portuguesa.
Em 1962 o Grupo fez a sua primeira viagem, para a Ilha Terceira, com exibições em público, e em 1964 fez uma segunda viagem, também àquela ilha; em S. Miguel começaram igualmente as exibições em público.
O grupo percorreu Portugal Continental de Norte a Sul, Madeira e a maioria das ilhas dos Açores; no Estrangeiro Espanha, França, Canadá, Alemanha e Estados Unidos, actuando em Festivais Internacionais e Nacionais.
Do seu extenso historial de onde constam centenas de exibições em festivais, festas tradicionais e particulares, em hotéis, restaurantes, bares, navios, bem como em muitos eventos de solidariedade social, cumpre destacar - o 1º lugar obtido, de entre os 40 grupos participantes, no Concurso Internacional de Folclore "Fête des Filets Bleus" em  Concarneau, França, em 1994. Apresentando únicamente instrumentos de corda o Grupo Folclórico Ilha Verde, em termos académicos é o grupo mais antigo de Portugal. 



Comentários

Mensagens populares