A Mãe do Grupo - Ortrud Schaale

"Ortrud Schaale nasceu em 8-12-1914 em Moshi, antiga África Oriental Alemã, filha de Bruno Domke e Magdalene. Os pais eram farmers perto do Kilimendjaro, perderam os bens na 1ª Guerra Mundial e foram reconduzidos para a Alemanha em 1919 pelos ingleses.
Em 1921, a família (6 pessoas) emigraram para a Venezuela onde o pai se tornou rendeiro de 2 plantações de café.

Em 1927, voltou para a Alemanha a fim de frequentar o Liceu em Stolp, Pomerânia, voltando para a Venezuela depois de ter concluído a Untersekunda (6º ano) em 1931.
Entretanto, os pais abriram um hotel-pensão em Caracas onde trabalhou até 1934 voltando então novamente para a Alemanha.

Tirou o 1º ano dum curso de Agricultura Feminina passando depois a tirar o curso do Instituto Superior de Comércio
em Luebeck. Trabalhou 1 ano como funcionária duma Repartição da Juventude em Kiel, indo depois para uma herdade perto de Luebeck, Holstein, em 1937, casando com Hans Schaale em 1941, o filho mais velho dos proprietários da herdade. O jovem casal teve 2 filhos, tendo morrido a filha aos 2 anos. O marido ficou prisioneiro de guerra dos Russos e morreu num campo de concentração em 1946.

Em 1950, Ortrud Schaale e o seu filho de 8 anos vieram para São Miguel.

(...)

Ortrud Schaale teve oportunidade de ser colocada como professora de Educação Física no Liceu de Ponta Delgada durante 2 anos, tendo recebido um louvor do Reitor ao deixar o Liceu para passar a reger Educação Física, Alemão e Inglês na Escola Técnica de Ponta Delgada.

(...)

Durante estes 20 anos de serviço naquele estabelecimento, recebeu vários louvores da parte do Conselho Escolar e do Director pela maneira dedicada com que, além das horas de serviço, "tem feito despertar nos alunos e gosto pela cultura, pela arte e pelo desporto, concretizados na revivescência das danças folclóricas e musicas da Escola, visitas de estudo e escursões em que, mesmo com sacrificio, tem acompanhado alunos e alunas, levando-os a tomar parte na vida da comundidade".

Como directora do grupo folclórico "Ilha Verde" da Escola Técnica composto por estudantes, conseguiu realizar, além de várias visitas de estudo à Madeira, à Terceira e a todas as ilhas do arquipélago, duas viagens ao Continente Português:
1) - em 1969 a Lisboa e Porto, com várias exibições sendo uma na Televisão em Lisboa
2) - em 1970 a Lisboa e ao Algarve, com exibições no Teatro Monumental, Lisboa, filmada pela Televisão, e outros sítios durante a excursão.
Foram feitos pela Casa Editora de Discos "Rapsódia", Porto, 4 discos com danças e canções folclóricas de São Miguel , executados pelo Grupo "Ilha Verde" (...).

Publicações:
a) "Psicologia aplicada na Educação", impressão dum Curso de Férias em Lisboa;
b) "À Beira do Meu Caminho", trabalho sobre o folclore em geral e o de S. Miguel em especial (...)"

-in "Curriculum Vitae de Ortrud Schaale, Ponta Delgada, S. Miguel, Açores"

Faleceu em 1986, vítima de um cancro. 
.





Comentários

Mensagens populares